Trabalhando para trazer o melhor a voçê

só carrões

Revista mostra                    comoserá o novo Zafira


Um dos pioneiros do segmento de minivans, o Opel Zafira pode ganhar uma reformulação geral em 2012. É o que garante a revista alemã Auto Motor und Sport, que até publicou uma projeção do futuro modelo (acima). Nesta quinta-feira (8), a mesma publicação revelou algumas fotos atribuídas à próxima geração do Astra, cuja apresentação deve acontecer em setembro, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. A minivan e o Astra dividem a mesma plataforma e diversos componentes.

A imagem revelada pela Auto Motor und Sport mostra a frente a lateral de uma minivan, cujo desenho lembra muito o do sedã elétrico Ampera, mostrado em março, durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, e que deve ser lançado no mercado europeu em 2011. O Ampera é a versão européia do Chevrolet Volt, desenvolvido nos Estados Unidos e que utiliza um motor a combustão aliado a um gerador elétrico.

O visual do novo Zafira herdou a grade frontal pequena, em forma de asa, e o conjunto óptico do Ampera, que traz como principal destaque o recorte vertical, em forma de bumerangue, que liga as máscaras dos faróis e a parte inferior do pára-choques. A linha que delimita o capô é a mesma que serve de guia para os vidros laterais. A aparência da minivan também exibe contornos arredondados, rompendo de vez com as diretrizes de estilo do Zafira atual vendido na Europa.

Outro detalhe estético que vem sendo adotado pelo fabricante é uma espécie de chanfro côncavo nas laterais, situado na base das portas, e que se eleva na parte traseira. No sedã Insignia, modelo escolhido pela Opel para apresentar sua nova diretriz de estilo, o chanfro tem desenho invertido - curvado na porta da frente e reto na traseira.

Ainda segundo a Auto Motor und Sport, o interior do novo Zafira trará sete assentos individuais divididos em três fileiras (2+3+2), sendo que as duas últimas poderão ser rebatidas, proporcionando uma ampla área de carga. Detalhes e motorizações seguem desconhecidos. Porém a terceira geração da minivan corre sério risco de ficar no papel caso a Opel não encontre investidores para tocar o projeto. O fabricante alemão vem lutando para atenuar os efeitos da grave crise financeira sofrida pela General Motors, grupo ao qual pertence.

A segunda e atual geração da minivan roda na Europa desde 2005. O modelo que circula no Brasil ainda é o da primeira geração. Ele é fabricado na planta da GM de São José dos Campos, no interior de São Paulo, e foi lançado no mercado nacional em 2001. Recentemente, a minivan voltou às manchetes no País ao ganhar um novo motor 2.0 Flexpower de 140 cavalos de potência, alinhado às novas normas de emissões do Proconve, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores

Nenhum comentário:

Postar um comentário